Foto: Divulgação
O maior evento de cultura pop do mundo, o CCXP, criou a sua primeira premiação nacional neste ano, o CCXP Awards. E tem obra de santa-mariense concorrendo na categoria de Melhor Tira e Web Tira (Brasil). Trata-se do ZapZombie, quadrinho da personagem Tê Rex, uma tiranossaura filhote e nerd, idealizada pelo roteirista Marcel Ibaldo, formado em Arquivologia pela UFSM, e desenhada pela filha dele, a santa-mariense Marcelli Ibaldo, 15 anos. Ambos fãs de cultura geek e dinossauros. Juntos, a dupla já lançou dois livros pela Editora Avec e produziu várias tirinhas que podem ser vistas no Instagram @terexhq. O público pode votar no site e ajudar os representantes de Santa Maria a ganhar esse reconhecimento.
Essa não é a primeira vez que uma obra da dupla é reconhecida. O primeiro livro, Tê Rex: Spoilerfobia, foi finalista no Prêmio LeBlanc, indicado em duas categorias do Troféu HQMIX 2019 e vencedor no 4º Troféu GibiFest. Já Ibaldo, que atuou como integrante da Quadrinhos S.A – Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, já tem mais de 50 trabalhos publicados. A história em quadrinhos The Hype (2017), em parceria com o Max Andrade, foi vencedora do 29º Troféu HQMIX, o Oscar dos Quadrinhos no Brasil.
O nascimento da Dinossaura Tê Rex
A motivação para o início do projeto foi pessoal. Marcel passava muito tempo trabalhando fora de casa durante a infância de Marcelli e sentiu vontade de realizar uma atividade que aproximasse os dois ao mesmo tempo que incentivasse a filha a manter o foco nos desenhos que ela já fazia. Desde cedo, o roteirista percebeu que a filha gostava de desenhar:
— Aos 4 anos ela fez o primeiro quadrinho dela, sem fala, porque ela não tinha aprendido a escrever ainda e foi ali que ela começou a demonstrar esse interesse.
A tirinha começou a ser produzida em casa e reunia todos os interesses da desenhista, como rock’n roll, quadrinhos, livros e dinossauros. Para Marcel, os quadrinhos também foram uma forma de explicar sobre a vida, solucionar dilemas e outras dúvidas que passam na cabeça de uma criança que está crescendo e quer entender o mundo:
— A forma de responder acabou sendo pela Tê Rex. As primeiras tiras eu criava baseada nas dúvidas dela e eu respondia pela Tê Rex. Tem muita gente que pensa que a Tê Rex é a Marcelli. Não, a Tê Rex é a pessoa que sabe responder o que a Marcelli não sabe. Ensina ela, vivendo as mesmas situações e respondendo o que ela tem dúvida.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A produção das aventuras de Tê Rex se expandiu para além de casa. Marcel começou a levar marcadores personalizados da personagem para os eventos de quadrinhos e, logo depois, pai e filha decidiram produzir material para internet também. Marcelli, que começou a desenhar a tiranossaura com apenas 7 anos, observa que valeu a pena jogar sua arte no mundo:
— Quando vimos que era legal compartilhar o que a gente produzia com os outros, aí a gente começou a publicar na internet. Da internet, a gente juntou algumas tiras e começamos a lançar os livros.
Sobre a tirinha ZapZombie
Capa do livro
O livro de quadrinhos conta com 120 páginas ilustradas em aquarela por Marcelli e roteirizado pelo Marcel. O projeto foi financiado pelo Catarse.me, plataforma de financiamento coletivo, e foi um sucesso: a meta era conseguir 10 mil para arcar com custos de impressão, envio dos livros, produção das recompensas e a taxa da plataforma. Em dois meses, eles conseguiram reunir mais de 12 mil reais, o que ajudou a arcar rapidamente com o valor dos brindes, como tirinhas exclusivas, imãs, marcadores de páginas para as primeiras pessoas que comprassem o livro na pré-venda.A edição ZapZombie da Tê Rex mostra a infância da personagem e revela as bases de quem ela é. As tirinhas falam sobre política, questões filosóficas, cultura pop, assuntos geek, sempre abordando todas as temáticas com bom humor. Para o roteirista Marcel, a Tê Rex pode ser uma forma de lidar com o sentimento de se sentir uma pessoa deslocada ou esquisita:
— A Tê chegou ao ponto de saber lidar com isso, imagino que no processo ajude outras meninas como a Marcelli e outros meninos a lidar com isso e se sentir parte de algo mesmo quando a gente é considerado esquisito por gostar do que a gente gosta.
Próximo projeto
A dupla quadrinista já tem planos de lançar o próximo livro ainda em 2022! A data de lançamento não está definida, mas os artistas garantem que já têm tirinhas prontas e que estão em contato com os autores convidados do terceiro volume da Tê Rex.
— Toda edição tem convidados, autores renomados do país, e dessa vez já convidamos a maioria mesmo. Só estamos vendo essa questão do financiamento, se vai ser Catarse ou outra plataforma – conta.
Para adquirir o livro mais recente da Tê Rex ou outros produtos da personagem, você pode acessar a loja online ou encomendar pelo Instagram @terexhq.
Sobre a CCXP
Até o próximo dia 28, a maior premiação nacional da cultura pop, a CCXP Awards, abre a 3ª etapa de votação para eleger os finalistas do evento que acontecerá em 15 de julho, em São Paulo. Ao todo foram indicados 275 nomes entre obras, organizações, personalidades e artistas divididos em seis categorias (Filmes, Séries, Quadrinhos, Literatura, Games & eSports e Creators) somando 32 subcategorias que irão receber votos de um Júri Técnico especializado em cada categoria e do público. O resultado do voto popular será contabilizado com o peso de um jurado e poderá ser feito acessando o site.
Confira a lista de indicados à categoria de Melhor Tira e Web Tira (Brasil) na íntegra e acesse o site para ver outras categorias:
MELHOR TIRA E WEB TIRA (BRASIL)
Anésia & Dolores
Cartumante
Bife De Unicórnio
Sem Palavras – Reflexões em Tirinhas
Como eu sobrevivi à COVID-19 e seus amigos! (Tira)
A URNA – Amanda Miranda
Como Fazer Amigos e Enfrentar Alienígenas
Tê Rex: Zapzombie
Razão vs Emoção
Manual do Minotauro
Vote
O que – CCXP Awards
Quando –Votação até dia 28
Onde votar – ccxpawards.com
Categoria – Melhor Tira e Web Tira (Brasil), ZapZombie, Marcel e Marcelli Ibaldo
Adquira o livro
Tê Rex – Vol. 2: ZapZombie
Autores — Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo
Lançamento — Editora Avec; 120 páginas
Gênero — Tirinhas
Preço — R$39,90
Onde comprar — Na loja online ou no Instagram @terexhq
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]