Pai e filha quadrinistas de Santa Maria são indicados à premiação do maior evento de cultura pop do mundo 

Mirella Joels

Pai e filha quadrinistas de Santa Maria são indicados à premiação do maior evento de cultura pop do mundo 
[vc_row][vc_column][vc_column_text]

 

Foto: Divulgação

 

O maior evento de cultura pop do mundo, o CCXP, criou a sua primeira premiação nacional neste ano, o CCXP Awards. E tem obra de santa-mariense concorrendo na categoria de Melhor Tira e Web Tira (Brasil). Trata-se do ZapZombie, quadrinho da personagem Tê Rex, uma tiranossaura filhote e nerd, idealizada pelo roteirista Marcel Ibaldo, formado em Arquivologia pela UFSM, e desenhada pela filha dele, a santa-mariense Marcelli Ibaldo, 15 anos. Ambos fãs de cultura geek e dinossauros. Juntos, a dupla já lançou dois livros pela Editora Avec e produziu várias tirinhas que podem ser vistas no Instagram @terexhq. O público pode votar no site e ajudar os representantes de Santa Maria a ganhar esse reconhecimento.

Essa não é a primeira vez que uma obra da dupla é reconhecida. O primeiro livro, Tê Rex: Spoilerfobia, foi finalista no Prêmio LeBlanc, indicado em duas categorias do Troféu HQMIX 2019 e vencedor no 4º Troféu GibiFest. Já Ibaldo, que atuou como integrante da Quadrinhos S.A – Núcleo de Quadrinhistas de Santa Maria, já tem mais de 50 trabalhos publicados. A história em quadrinhos The Hype (2017), em parceria com o Max Andrade, foi vencedora do 29º Troféu HQMIX, o Oscar dos Quadrinhos no Brasil.

O nascimento da Dinossaura Tê Rex

 

A motivação para o início do projeto foi pessoal. Marcel passava muito tempo trabalhando fora de casa durante a infância de Marcelli e sentiu vontade de realizar uma atividade que aproximasse os dois ao mesmo tempo que incentivasse a filha a manter o foco nos desenhos que ela já fazia. Desde cedo, o roteirista percebeu que a filha gostava de desenhar:

— Aos 4 anos ela fez o primeiro quadrinho dela, sem fala, porque ela não tinha aprendido a escrever ainda e foi ali que ela começou a demonstrar esse interesse.

A tirinha começou a ser produzida em casa e reunia todos os interesses da desenhista, como rock’n roll, quadrinhos, livros e dinossauros. Para Marcel, os quadrinhos também foram uma forma de explicar sobre a vida, solucionar dilemas e outras dúvidas que passam na cabeça de uma criança que está crescendo e quer entender o mundo:

—  A forma de responder acabou sendo pela Tê Rex. As primeiras tiras eu criava baseada nas dúvidas dela e eu respondia pela Tê Rex. Tem muita gente que pensa que a Tê Rex é a Marcelli. Não, a Tê Rex é a pessoa que sabe responder o que a Marcelli não sabe. Ensina ela, vivendo as mesmas situações e respondendo o que ela tem dúvida.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A produção das aventuras de Tê Rex se expandiu para além de casa. Marcel começou a levar marcadores personalizados da personagem para os eventos de quadrinhos e, logo depois, pai e filha decidiram produzir material para internet também. Marcelli, que começou a desenhar a tiranossaura com apenas 7 anos, observa que valeu a pena jogar sua arte no mundo:

— Quando vimos que era legal compartilhar o que a gente produzia com os outros, aí a gente começou a publicar na internet. Da internet, a gente juntou algumas tiras e começamos a lançar os livros.

Sobre a tirinha ZapZombie

 

Capa do livro

O livro de quadrinhos conta com 120 páginas ilustradas em aquarela por Marcelli e roteirizado pelo Marcel. O projeto foi financiado pelo Catarse.me, plataforma de financiamento coletivo, e foi um sucesso: a meta era conseguir 10 mil para arcar com custos de impressão, envio dos livros, produção das recompensas e a taxa da plataforma. Em dois meses, eles conseguiram reunir mais de 12 mil reais, o que ajudou a arcar rapidamente com o valor dos brindes, como tirinhas exclusivas, imãs, marcadores de páginas para as primeiras pessoas que comprassem o livro na pré-venda.A edição ZapZombie da Tê Rex mostra a infância da personagem e revela as bases de quem ela é. As tirinhas falam sobre política, questões filosóficas, cultura pop, assuntos geek, sempre abordando todas as temáticas com bom humor. Para o roteirista Marcel, a Tê Rex pode ser uma forma de lidar com o sentimento de se sentir uma pessoa deslocada ou esquisita:

— A Tê chegou ao ponto de saber lidar com isso, imagino que no processo ajude outras meninas como a Marcelli e outros meninos a lidar com isso e se sentir parte de algo mesmo quando a gente é considerado esquisito por gostar do que a gente gosta.

Próximo projeto

A dupla quadrinista já tem planos de lançar o próximo livro ainda em 2022! A data de lançamento não está definida, mas os artistas garantem que já têm tirinhas prontas e que estão em contato com os autores convidados do terceiro volume da Tê Rex.

— Toda edição tem convidados, autores renomados do país, e dessa vez já convidamos a maioria mesmo. Só estamos vendo essa questão do financiamento, se vai ser Catarse ou outra plataforma – conta. 

Para adquirir o livro mais recente da Tê Rex ou outros produtos da personagem, você pode acessar a loja online ou encomendar pelo Instagram @terexhq.

Sobre a CCXP

Até o próximo dia 28, a maior premiação nacional da cultura pop, a CCXP Awards, abre a 3ª etapa de votação para eleger os finalistas do evento que acontecerá em 15 de julho, em São Paulo. Ao todo foram indicados 275 nomes entre obras, organizações, personalidades e artistas divididos em seis categorias (Filmes, Séries, Quadrinhos, Literatura, Games & eSports e Creators) somando 32 subcategorias que irão receber votos de um Júri Técnico especializado em cada categoria e do público. O resultado do voto popular será contabilizado com o peso de um jurado e poderá ser feito acessando o site.

Confira a lista de indicados à categoria de Melhor Tira e Web Tira (Brasil) na íntegra e acesse o site para ver outras categorias:

MELHOR TIRA E WEB TIRA (BRASIL)

Anésia & Dolores

Cartumante

Bife De Unicórnio

Sem Palavras – Reflexões em Tirinhas

Como eu sobrevivi à COVID-19 e seus amigos! (Tira)

A URNA – Amanda Miranda

Como Fazer Amigos e Enfrentar Alienígenas

Tê Rex: Zapzombie

Razão vs Emoção

Manual do Minotauro

Vote

O que – CCXP Awards

Quando –Votação até dia 28

Onde votar – ccxpawards.com

Categoria –  Melhor Tira e Web Tira (Brasil), ZapZombie, Marcel e Marcelli Ibaldo

Adquira o livro

Tê Rex – Vol. 2: ZapZombie

Autores — Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo

Lançamento — Editora Avec; 120 páginas

Gênero — Tirinhas

Preço — R$39,90

Onde comprar — Na loja online ou no Instagram @terexhq

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Animação que conta a história do personagem Buzz Lightyear estreia nesta quinta em Santa Maria Anterior

Animação que conta a história do personagem Buzz Lightyear estreia nesta quinta em Santa Maria

Em estreia de novo programa do Bei, moradores falam sobre problemas do loteamento Brenner Próximo

Em estreia de novo programa do Bei, moradores falam sobre problemas do loteamento Brenner

Geral